Tapiocas coloridas

Inspirada na Neide Rigo,  na cozinha afetiva e no resgate da cultura indígena, segue uma ilustração   e dicas de um prato sem gluten, sem lactose,  sem gordura, colorido e florido feito para a 'alma' degustar a delicadeza de estar nesse mundo.
Editado algum tempo depois de descobrir com o Trigueirinho e a Mãe (Auroville) que as flores desabrocham para louvar a Criação, então faço ressalva ao uso das flores. Você pode colorir e deixar as flores no jardim, ou use somente algumas se  tiver em abundância.  Não as arranque com brutalidade, peça licença e  colha com reverência. Assim vai florescer o ser divino que está dentro de você.

O que é a Tapioca ?
Typi-og  em tupi, significada “tirado do fundo” conhecido em algumas parte do Brasil como beiju.
Depois de ralada e espremida, a mandioca libera uma massa seca e um líquido. A primeira,  torrada em forno, dá origem a farinha de mandioca. O caldo por sua vez, passa por um processo de decantação, e féculas da raiz se depositam no fundo do recipiente. Esse material úmido é chamado de goma ou tapioca molhada e depois de seco vira o polvilho, um pó finíssimo e branco.  Ele pode ser doce ou azedo. O polvilho doce resulta da goma fresca levada a secar antes que  fermente por isso é inodoro e insípido.  Já o polvilho azedo  resulta da goma fresca levada  para  secar depois de fermentada por isso tem sabor azedo. Em algumas cidades do nordeste do Brasil a tapioca é considerada Patrimônio Imaterial e Cultural  em 2006.
Link  do blog da Neide com a receita e modo de preparo 












ramo de erva doce, flor de trapoeraba e cosmos


flor de cassia fistula e folha de moringa oleifera

Trigueirinho sobre as flores:
https://www.irdin.org.br/site/produtos/revelacoes_da_nave_alfa_sobre_as_flores/

Comentários

  1. Participei de duas oficinas com a Rosana e foram fantásticas. Além de aprender atividades culinárias saborosas e com um visual super caprichado, vivenciamos momentos que ficarão para sempre marcados na minha história. Sou muito grata pelas dicas para que a vida seja cada vez mais saudável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Suely!!! imensamente feliz com sua participação e troca de saberes!!!

      Excluir

Postar um comentário

obrigada pela visita !Seu comentário é muito importante!!

Postagens mais visitadas deste blog

Biscoitos da Alegria, receita de Hildegard

compota de ora pro nobis

A Menina e o Pássaro Encantado