compota de ora pro nobis

Essa publicação é muito especial, quase uma narrativa fotográfica. 

Os doces são cheios de historias. As compotas  e geleias nasceram para conservar por mais tempo as frutas sazonais evitando o desperdício, que nada mais é que a fruta cozida e servida com o próprio líquido do cozimento e açúcar.
A tradição  dessa herança cultural foi trazida pelos portugueses. Com a falta de tempo as pessoas esqueceram esse hábito e passaram a escolher versões enlatadas, mais praticas porem nada saudáveis.

Pensando em  resgatar essa preciosidade e ouvindo minha intuição sobre os frutos do ora pro nobis (Pereskia aculeata) que apareceram em abundancia sobre o telhado da casinha do fundo do quintal iniciei esse missão.

Vale dizer que a intuição vinha quando visualizava aqueles inúmeros frutos, me perguntava o que eu podia fazer com eles, a resposta veio num sonho, eu subia no telhado, colhia, colhia e eles nunca acabavam. Ouvia também uma pessoa (que acho, era eu mesma) dizer que eu tinha outras coisas pra fazer e que aquilo não valia a pena. Mas acordei decidida que iria  colher os frutos e essa era a parte mais difícil, pois o local era quase inacessível, tinha também o risco  de me machucar com os espinhos ou cair do telhado que era um brasilite velho.
 
Subi a primeira vez por uma escada e desisti na primeira dolorida espetada dos espinhos, mas não era   de fato  uma   desistência.
Fui atras de uma luva de raspa de couro, afiei meu alicate de poda e subi  novamente rezando (ora pro nobis). Foram inúmeras subidas, realmente eles não acabavam. 

Depois foi a fase da a 'terapia dos espinhos' juntei os galhos dos frutos, musica tranquila, uma almofada no chão pra sentar e meditar separando frutos verdes dos maduros com o alicate, estacas e folhas de outro lado, o restante, deixei secar e foram combustível pra uma fogueira.  
Foram dias de trabalho, cada fruto verde ou maduro tem em média de 5 a 7 espinhos. 
Depois  de limpos, não é que esse aqui parece até sorrir.

Das poucas pesquisas que achei na internet todos diziam que o fruto era menos nutritivo que as folha, então no final do cozimento adicionei algumas folhas verdes. Levei as primeiras amostras da compota para um grupo coordenado pelo engenheiro agrônomo Osmar Diz da CATI Campinas, que foi quem  deu uma muda/estaca há uns dois anos atras. A compota foi aprovada.  Surgiu assim, docemente,  a nutritiva compota de ora pro nobis. 

Curta nossa  página  no Facebook  Docemente Cozinha Afetiva

Deu  pra fazer também conserva com os frutos verdes, que se passa facilmente por azeitonas. Nos mudamos dessa casa e  infelizmente tivemos que arrancar o pé de ora pro nobis,  pois a dona não queria nada no quintal alem de  grama.  Mas guardamos muitas estacas que estão plantadas em vários vasos aguardando o universo nos mostrar um  pedaço de terra plantar e colher mais e mais frutos, flores e folhas pois tudo do ora pro nobis pode ser usado, até  as abelhas adoram.










Comentários

  1. Maravilha, Rosana! Super obrigada pelo presente e parabéns pelo empenho. Gosto muito do Osmar. Fico feliz de saber que esta muda veio dele, sempre tão generoso. Um abraço,n

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra ver seu comentário aqui Neide, esse presente foi pouco diante do conhecimento e inspiração que você nos oferece. Realmente o Osmar é uma alma especial, sou grata a ele também. Abraços de luz

      Excluir
  2. Misericórdia! Também tive a ideia, mas estou aqui atolada nos espinhos. Vamos ver se vai sair doce ou vou desistir no meio do caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça sim, persista, eu fiz um tipo de ralo artesanal com um balde de plastico grande, furei o fundo com um soldado de fora pra dentro de modo que pude jogar os frutos la (um pouco de cada vez) e com a luva de raspa de couro levemente esfregava os frutos pra arrancar os espinhos mais grossos...isso ajudou muito, também fiz uma peneira improvisada com tela de galinheiro pra joga-los depois e retirar os espinhos soltos...É um trabalhão, mas vale a pena, vai adorar, obrigada pela visita no blog!

      Excluir
  3. Tenho um pé dessa planta em minha casinha,gosto muito!
    Abraço,
    Manoel,
    Juiz de Fora-Mg

    ResponderExcluir
  4. Como se faz essa compota?
    Poderia me passar a receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz, fiz do modo mais simples. Antes você deve limpar todos os espinhos dos frutos, no comentário acima explico como fiz. Depois corta ao meio pra tirar as sementes, pode picar em mais partes se preferir, mas compota é um doce rustico de frutas inteiras ou pouco picada. Leva a panela com um pouco de água, de modo que cubra todos os frutos, açúcar a gosto, mas quanto menos melhor (cristal ou demerara, evite refinado). Leve ao fogo ate cozinhar bem. Opcional adicionar o sumo de meio limão como conservante natural. Ao final do cozimento deixe sobrar uma calda. Espero que de tudo certo, me conte depois. Bjs, e obrigada por visitar o blog.

      Excluir
    2. E como fez com as verdes?

      Excluir
    3. Dei uma leve e rápida fervida, joguei a água fora e coloquei no vidros com a mistura de água vinagre e sal. Coloquei também uns temperos como folha de louro, orégano desidratado e uns pedaços de cenoura picada pra dar um colorido. Você pode fazer uma busca na internet que
      encontra variadas formas de fazer conservas.

      Excluir
  5. É possipos fazer geleia de ora pro nobis?as folhas?
    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. tenho uma página sobre a planta ora-pro-nobis, falo sobre medicinal, receitas e dicas de como cultivar. https://www.facebook.com/Ora-pro-nobis-Tijuca-RJ-107401187273963/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha Gustavo, visitei e curti sua pagina, otima iniciativa!! Curta a nossa tambem https://www.facebook.com/docementeterapeutico e https://www.facebook.com/DocementeChocolatesArtesanais Gratidao

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Para tirar os espinhos mais grossos coloquei em um recepiente com tampa e agitei bem. Sai quase todos os espinhos

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Hummmm, acho que não tem o que fazer a não ser comer muito pouco, de vez em quando...

      Excluir
  10. Queria saber se em vazio aro pro nopis dá frutos pois este ano de janeiro pra o mês de março já deu muitas flores é tá cheios de brotos

    ResponderExcluir
  11. Se dá o fruto do ora pro nobis em vaso? Não tenho certeza da resposta mas creio que depende do tamanho do vaso e se ele está bem nutrido na terra que o recebe. Mas pode ser possível sim. Na natureza tudo é possível se o cuidamos com amor. Depois me conta.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Eu tenho um pé de ora pro nobis laranja em um vaso e já deu dois frutos lindos😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário

obrigada pela visita !Seu comentário é muito importante!!

Postagens mais visitadas deste blog

Biscoitos da Alegria, receita de Hildegard

A Menina e o Pássaro Encantado